Oi gamer!

Estamos apenas começando e cada ajuda é muito importante.

Bora crescer juntos!

Compartilhe e faça parte da comunidade com jogos grátis, notícias, sorteios e mais!

Bora crescer juntos!

5 livros que viraram jogos (e você talvez nem saiba!)

Venha testar os seus conhecimentos gamers

Informações Básicas

Estilo
Gênero
Duração média
Plataformas
Faixa etária
Estúdio
Lançamento

[[link]]Introdução[[link]]

O universo dos videogames e da literatura sempre teve aquela liga que mistura imaginação e criatividade.

Às vezes, aquele livro que te deixou sem dormir ganha vida em um jogo eletrônico, trazendo novas formas de explorar suas histórias e personagens.

Bora mergulhar em cinco casos emblemáticos? Spoiler: tem de tudo, de RPG até o terror cósmico!

[[link]]1. The Witcher – Andrzej Sapkowski[[link]]

Começamos com um peso-pesado! A saga The Witcher, escrita pelo polonês Andrzej Sapkowski, virou febre mundial com os jogos da CD Projekt Red.

O primeiro jogo foi lançado em 2007, mas foi The Witcher 3: Wild Hunt (2015) que realmente colocou Geralt de Rívia no patamar dos grandes ícones dos video games.

Curiosidade:

Apesar de o autor não ser tão fã dos games (rolou até briga judicial pelos direitos), muitos jogadores conheceram os livros por causa dos jogos.

A vibe medieval sombria e as escolhas morais pesadas são marca registrada da franquia!

[[link]]2. Metro 2033 – Dmitry Glukhovsky[[link]]

Baseado no livro pós-apocalíptico do autor russo Dmitry Glukhovsky, Metro 2033 virou um FPS com elementos de horror e sobrevivência que arrepiam.

O game, lançado em 2010, se passa em túneis subterrâneos infestados de mutantes e mistérios.

Curiosidade:

O autor não só deu o aval para a adaptação, como também colaborou diretamente com o roteiro do jogo. Uma verdadeira parceria criativa!

[[link]]3. Alice: Madness Returns – Lewis Carroll[[link]]

Ok, talvez você não saiba, mas o clássico literário "Alice no País das Maravilhas" inspirou um jogo extremamente perturbador e, diga-se de passagem, uma obra excelente.

Alice: Madness Returns, lançado em 2011, reinventa a história de Lewis Carroll com uma pegada dark e psicodélica, em que Alice lida com traumas psicológicos.

Curiosidade:

O jogo virou um cult clássico, mas sabia que ele é uma sequência de "American McGee’s Alice", lançado em 2000? Ambos trazem um olhar completamente novo para o universo surreal de Lewis Carroll.

[[link]]4. Dante’s Inferno – Dante Alighieri[[link]]

Sim, a "Divina Comédia" virou um hack and slash absurdamente estiloso em 2010!

Dante’s Inferno leva o protagonista em uma jornada para resgatar sua amada Beatrice, passando pelos nove círculos do inferno.

Curiosidade:

Embora o jogo seja bem diferente da obra original (afinal, não tinha monstros gigantes nem combos insanos no livro), ele apresenta visual e designs inspirados em ilustrações clássicas da obra.

[[link]]5. Call of Cthulhu – H.P. Lovecraft[[link]]

A mitologia criada por H.P. Lovecraft sempre foi um prato cheio para os games, e "Call of Cthulhu" é um dos melhores exemplos.

O jogo de 2018 mistura investigação com horror psicológico, enquanto você tenta manter a sanidade ao lidar com o indescritível.

Curiosidade:

Lovecraft nunca teve muita fama em vida, mas sua influência nos games é absurda. De Darkest Dungeon a Bloodborne, a presença dele é quase um subgênero!

[[link]]Finalizando com XP Extra[[link]]

Esses são apenas cinco exemplos de como a literatura e os games se completam, mas tem muito mais por aí.

E você, tem algum jogo inspirado em livros que é seu favorito? Conta pra gente nas nossas redes sociais! Quem sabe não rola uma parte 2 deste artigo?

Gostou do conteúdo? Siga a GFH no Instagram e Discord para mais conteúdo sobre games e cinema.

Nota do Crítico

Versão Revisada:

Prós

Contras

Requisitos de Sistema

WINDOWS
MAC
LINUX
Mínimos
SO:
Armazenamento:
Memória:
Placa de Vídeo:
SO:
Armazenamento:
Memória:
Placa de Vídeo:
SO:
Armazenamento:
Memória:
Placa de Vídeo:
Recomendados
SO:
Armazenamento:
Memória:
Placa de Vídeo:
SO:
Armazenamento:
Memória:
Placa de Vídeo:
SO:
Armazenamento:
Memória:
Placa de Vídeo:

Sobre O Autor

Editor "Shinobi"
Contribuindo desde 
2024
#
Posts
Do japonês "shinobi", ou "ninja" em português, João Pedro é a força e o foco da equipe! Com excelentes habilidades em redação e tradução de videogames, que podem ser verificadas em cada um dos seus conteúdos, João nos traz excelentes notícias e artigos sobre games AAA e indies.