A ascensão de um hack and slash atemporal

Informações Básicas

Se existe uma franquia que definiu e refinou o gênero hack and slash nos videogames, essa é Devil May Cry. Desde sua estreia no início dos anos 2000 até os dias de hoje, a série protagonizada pelo carismático e sarcástico Dante se consagrou como um verdadeiro clássico atemporal. Misturando combates frenéticos, uma estética gótica misturada com cenários atuais e personagens marcantes, Devil May Cry influenciou toda uma geração de jogos de ação. Dante e Vergil são dois personagens icônicos e são o rosto da franquia DmC. Leia nosso artigo e conheça muito mais sobre o icônico jogo que modelou gerações!
[[link]]O nascimento acidental de uma lenda[[link]]

A história da criação de Devil May Cry é, por si só, um símbolo de como boas ideias podem surgir do acaso. Originalmente concebido como uma versão prototípica de Resident Evil 4, o projeto liderado por Hideki Kamiya acabou divergindo demais da fórmula da franquia de horror da Capcom. O protagonista era ágil demais, os combates eram rápidos demais e o estilo gótico exagerado não se encaixava no universo de survival horror. O resultado? Devil May Cry nascia. Lançado em 2001 para PlayStation 2, o primeiro Devil May Cry impressionou com sua jogabilidade inovadora, sistema de combos estiloso e uma ambientação sombria que misturava castelos, demônios e a atitude punk de seu protagonista, o famoso e estiloso Dante.
[[link]]Devil May Cry 3: Dante's Awakening (2005)[[link]]

Devil May Cry 3 introduziu um dos sistemas mais elogiados da franquia: a seleção de estilos de combate. Os jogadores podiam escolher entre quatro estilos distintos, cada um com foco em diferentes técnicas ou tipos de armas — como esquiva, parry, combate à distância ou corpo a corpo. À medida que o jogador utilizava um estilo, ele acumulava pontos de experiência específicos para aquela escolha, desbloqueando novas habilidades e movimentos avançados sem a necessidade de gastar orbes vermelhas, a moeda tradicional da série.
Além disso, DMC3 trouxe melhorias de qualidade de vida, como um segundo botão dedicado para troca rápida de armas corpo a corpo, permitindo combos ainda mais fluidos e estratégicos durante o combate. Mais tarde, a Capcom lançou Devil May Cry 3: Special Edition, uma versão expandida que trouxe novas habilidades para Dante e a aguardada opção de jogar com Vergil, seu irmão rival. A adição de Vergil como personagem jogável, com um estilo de luta único, consolidou ainda mais o sucesso do título entre fãs e críticos.
[[link]]Devil May Cry (2001)[[link]]

Em Devil May Cry, os jogadores assumem o papel de Dante, um caçador de demônios com habilidades sobrenaturais. A jogabilidade é centrada em um combate rápido, estiloso e altamente técnico, onde manter uma alta classificação de estilo exige sequências contínuas de ataques, esquivas precisas e evitar qualquer tipo de dano. Embora o jogo ainda traga elementos clássicos de exploração e resolução de quebra-cabeças, herdados de suas raízes no survival horror, esses aspectos são reduzidos para dar lugar à ação intensa.
Nas sequências da franquia, o sistema de estilo foi aprimorado, exigindo que os jogadores variem constantemente seus ataques para manter o nível de estilo elevado. Um dos grandes destaques é o Devil Trigger, um medidor especial que, ao ser ativado, transforma Dante em uma versão demoníaca, aumentando sua força, velocidade e regenerando sua vida gradualmente. Esse recurso é essencial para vencer inimigos mais difíceis e pode ser recarregado ao atacar ou provocar adversários na forma normal.
[[link]]Devil May Cry 2 (2003)[[link]]

Em Devil May Cry 2, Dante retorna como protagonista principal, mas o jogo também apresenta duas personagens jogáveis adicionais: Lucia e Trish, ampliando a variedade de estilos de combate. O título introduziu novas mecânicas de gameplay, como ataques combinados no ar, botões dedicados à evasão e a inovadora troca rápida de armas. Com esse último recurso, os jogadores podem alternar entre armas de longo alcance sem precisar acessar o menu de inventário, tornando o combate mais dinâmico.
Apesar dessas novidades, Devil May Cry 2 recebeu críticas mistas por parte da comunidade. As principais queixas foram direcionadas às mudanças no tom e na dificuldade do jogo, consideradas um afastamento da fórmula original. A personalidade mais contida de Dante e os ajustes no nível de desafio não agradaram a todos os fãs da série. Mesmo com a recepção dividida, o jogo foi um sucesso comercial, consolidando a franquia como um dos pilares do gênero de ação nos videogames.
[[link]]Devil May Cry 4 (2008)[[link]]

Em Devil May Cry 4, a franquia apresenta um novo protagonista, Nero, que divide o protagonismo com o icônico Dante. Equipado com o poderoso Devil Bringer, um braço demoníaco, Nero oferece uma nova dinâmica ao combate: os jogadores podem puxar inimigos distantes para ataques rápidos ou finalizações impactantes, criando um ritmo de ação único. Além do Devil Bringer, Nero utiliza a Red Queen, uma espada com sistema de ignição que pode ser “acelerada” para liberar ataques com dano extra.
Com o tempo certo, os jogadores conseguem pré-carregar a espada após cada golpe, aumentando ainda mais o impacto e o estilo das lutas. Assim como Dante, Nero também permite que os jogadores alternem estilos de combate em tempo real, abrindo espaço para combos criativos e estratégias mais variadas. Em junho de 2015, a Capcom lançou Devil May Cry 4: Special Edition, uma versão remasterizada que trouxe Vergil como personagem jogável, além de marcar o retorno de Lady e Trish. Cada personagem possui habilidades únicas, expandindo significativamente a rejogabilidade e a profundidade do gameplay.
[[link]]Devil May Cry 5 (2019)[[link]]

Devil May Cry 5 dá continuidade à linha narrativa de Devil May Cry 4, trazendo de volta Nero e Dante como personagens jogáveis, além de introduzir um novo e misterioso aliado: V. A grande novidade no gameplay é a substituição do Devil Bringer de Nero por uma coleção de Devil Breakers, braços cibernéticos intercambiáveis que oferecem mecânicas únicas de combate — como explosões, agarres e até manipulação do tempo. Já V possui um estilo de jogo completamente diferente dos demais personagens. Devido à sua condição física debilitada, ele comanda três demônios à distância durante as batalhas, tornando o controle tático e o posicionamento elementos essenciais para dominar seu gameplay.
Em novembro de 2020, foi lançada a Devil May Cry 5: Special Edition, otimizada para Xbox Series X/S e PlayStation 5. Essa versão trouxe melhorias gráficas, ray tracing, modos de alta performance e a aguardada adição de Vergil como personagem jogável. Para os jogadores de PlayStation 4, Xbox One e PC, Vergil foi disponibilizado como DLC pago. Além disso, uma versão do jogo chegou ao serviço Amazon Luna em 9 de dezembro de 2021, expandindo ainda mais o alcance da franquia nas plataformas modernas.
[[link]]DmC: Devil May Cry (2013)[[link]]

DmC: Devil May Cry se passa em um universo paralelo à linha principal da franquia, oferecendo uma releitura mais sombria e moderna da origem de Dante. Neste reboot, acompanhamos o protagonista em sua jornada pela Limbo City, uma metrópole que à primeira vista parece comum, mas que esconde um lado sombrio e distorcido, onde demônios e criaturas grotescas controlam a realidade a partir de uma dimensão paralela conhecida como Limbo.
Durante a trama, Dante conhece Kat, uma jovem com habilidades psíquicas capaz de enxergar e navegar entre as dimensões. Ela o leva até a organização The Order, vista pela mídia como uma célula terrorista, mas que na verdade luta contra a dominação demoníaca. O líder da organização é Vergil, que revela a Dante sua origem: ele é um Nefilim, fruto da união entre um anjo e um demônio — e um dos poucos capazes de enfrentar os poderes do inferno.
O que faz Devil May Cry ser tão marcante?
A fórmula de sucesso de Devil May Cry mistura combate técnico, estilo visual carregado de referências e autenticidade, com personagens cativantes e bem desenvolvidos. O jogador é constantemente incentivado a lutar com criatividade e agilidade, sendo recompensado com notas de estilo, dependendo da performance nos combates. A série é influenciada por animes, mitologia cristã, literatura clássica e filmes de ação, como Matrix e Blade.
As lutas coreografadas, o sarcasmo afiado de Dante e os temas envolvendo o bem e o mal conferem uma identidade única à franquia. O nome dos personagens e algumas fases dos jogos bebem direto da fonte da mitologia de Dante Alighieri, famoso poeta e criador da Divina Comédia. Poucas séries conseguem manter sua relevância por mais de duas décadas sem perder identidade. Devil May Cry provou que estilo, técnica e carisma ainda são ingredientes fundamentais para o sucesso nos games.
E aí, está se sentindo nostálgico? Não perca tempo e leia também nosso artigo sobre os melhores jogos de PS2 da história!
Nota do Crítico
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