Filmes Americanos Podem ser Banidos da China
Informações Básicas

A essa altura não deve ser surpresa para ninguém as políticas tarifárias que Donald Trump vem tendo durante seu atual governo nos EUA. Um dos países mais afetados pelas tarifas teria sido a China, onde se concentram as fábricas da maioria das empresas norte-americanas.
As tarifas visam trazer essas fábricas para os EUA de forma que a China perca poder e influência e, em contrapartida, os EUA ganhem. Porém, a China ainda é uma região muito importante, não só pelas fábricas, mas também pelo seu alto número de habitantes.
E uma das indústrias que mais se beneficiam dessa grande população é a de Hollywood, onde grande parte dos lucros de seus filmes vem da China.
E, ao que indicam alguns nomes influentes da China como Liu Hong, da agência estatal Xinhua, e Ren Yi, neto de Ren Zhongyi, ex-líder do Partido Comunista em Guangdong, ela estaria se preparando para não permitir a entrada de filmes norte-americanos em seu território.
A retaliação da China não seria somente no setor cinematográfico, mas até mesmo no alimentício e talvez se expanda para o setor de jogos, outro mercado que se beneficia muito do público chinês.
Filmes chineses como Ne Zha 2 têm superado filmes americanos nas bilheterias chinesas arrecadando US$ 2,058 bilhões, superando Divertida Mente 2, o que também indica que o público estaria menos disposto a consumir produções norte-americanas.
E tudo isso piora muito o cenário para Hollywood, que vem sofrendo constantes crises econômicas. Com a falta do mercado chinês, podemos ver uma queda súbita de Hollywood, que antes tinha a China como um de seus principais mercados, com filmes podendo arrecadar até 30% menos.
Podemos começar a ver os grandes blockbusters com menos frequência, pois se isso realmente acontecer, Hollywood teria um prejuízo de bilhões de dólares, o que afetaria o orçamento dos filmes, o cachê dos atores, e até a qualidade das obras estaria em jogo.
Com isso também poderíamos ver um exponencial crescimento do mercado cinematográfico Chinês com o filme Ne Zha 2, que além de ser um sucesso na China está sendo bastante aclamado pela crítica especializada, e The Wandering Earth, que também vem sendo um sucesso de crítica.
Com isso, Hollywood pode buscar outros mercados para tratar como prioridade, como a América Latina, Leste Asiático e a Índia, onde também há uma alta concentração de pessoas.
Por fim, apesar de toda a discussão política em torno da situação, devemos sempre nos lembrar que o cinema é, além de um mercado lucrativo, uma forma de arte que se comunica com diferentes povos das mais diversas formas possíveis.
Ninguém deveria ser privado de apreciar o cinema de nenhuma forma, mas com o rumo que as coisas estão tomando, e o bloqueio for confirmado, não será apenas Hollywood que perderá, será o próprio público chinês, privado do diálogo artístico global que o cinema proporciona.
Fontes: G1 e Ingresso.com
Sabe quais são os filmes mais aguardados de 2025? Confira nosso artigo completo com todos os detalhes.
Nota do Crítico
.webp)
Versão Revisada:
Prós
Contras
Requisitos de Sistema


