Mouthwashing - Terror Psicológico e Enxaguante Bucal

Informações Básicas
[[link]]Introdução[[link]]
Mouthwashing é um jogo de terror psicológico/atmosférico lançado em 26 de Setembro de 2024, inteiramente localizado para o Português do Brasil.
Jogos como Crow Country, Fear the Spotlight e agora Mouthwashing utilizam personagens low-poly, texturas distorcidas e paletas de cores desbotadas para evocar um clima de apreensão e desconforto.
Em Mouthwashing, essa estética não só cria uma atmosfera assustadora, mas também simboliza o completo colapso psicológico de cada um dos tripulantes da Tulpar.

[[link]]Narrativa[[link]]
A história do jogo é direta e facilmente reconhecível: uma nave espacial gigantesca (Tulpar) sofre um acidente em um canto isolado da galáxia, e sua pequena tripulação - de 5 pessoas - vai aos poucos enlouquecendo, sem qualquer esperança de resgate.
A situação se torna ainda mais desesperadora pela carga que eles transportam: milhões de litros de enxaguante bucal com teor alcoólico elevado, que logo se torna o único recurso disponível para “escapar da realidade”, na situação em que a tripulação se encontra.

Você assume o papel de Jimmy, o segundo oficial, que precisa tomar as rédeas da situação após o capitão, Curly, ficar gravemente ferido.
Contudo, logo percebe que todos na nave escondem segredos – desde a médica paranoica Anya até o mecânico agressivo Swansea.
Cada canto da nave parece imbuído de uma energia maléfica, desde os insuportáveis equipamentos de processamento de alimentos até as enormes telas de LED, que projetam imagens idílicas de pôr do sol e de um céu limpo e cheio de nuvens, criando uma desconexão assustadora entre a aparência e a realidade.

Embora a princípio Mouthwashing pareça ser um thriller psicológico, ele se revela uma exploração surreal do colapso mental de indivíduos em uma situação de isolamento extremo.
Os personagens começam a sofrer alucinações, e a narrativa se alterna freneticamente entre os eventos antes e depois do acidente, criando uma sensação de vertigem.

[[link]]Ambientação e inspirações[[link]]
A nave em si parece responder aos delírios dos tripulantes, com seus corredores que se transformam como se seguissem os pensamentos distorcidos da tripulação.
A trilha sonora, por sua vez, contribui para o caos, alternando entre sons dissonantes e ambientes sonoros desconcertantes.

A obra se inspira em filmes como Event Horizon e Solaris explorando as falhas humanas e tecnológicas, além da sensação de claustrofobia gerada pelos corredores labirínticos da nave, que mais lembram órgãos internos, e os reflexos das psicoses dos tripulantes em telas quebradas e controles destruídos.

Em termos de jogabilidade, há enigmas para resolver e itens para coletar e combinar, mas nada funciona como deveria.
O jogo constantemente desafia suas expectativas, forçando o jogador a questionar suas ações.
[[link]]Jogabilidade que te faz sentir[[link]]
Um dos exemplos é: usar uma lanterna para encontrar senhas e objetos escondidos, além de um quebra-cabeça em que o jogador precisará de certos ingredientes para poder fazer um coquetel e progredir na história.

Um exemplo de pura agonia é o momento em que o jogador precisa abrir a boca do Curly para dar seus medicamentos enquanto ele geme de dor.
Apesar da estética nostálgica, a conexão emocional com os eventos a bordo da nave é bem mais visceral e intensa.
Além disso, Mouthwashing toca em questões profundas, como alcoolismo, culpa e luto, que podem afetar profundamente os jogadores que já vivenciaram essas questões.

[[link]]Conclusão[[link]]
No fim das contas, Mouthwashing oferece uma experiência emocionalmente difícil, mas cativante.
Uma obra de terror surreal mas que também é muito eficaz como um jogo. Ou, se pudermos ir mais longe: um estudo sobre o que os jogos são e o que eles realmente esperam de nós, jogadores.
O fato de títulos como esse ainda serem produzidos e distribuídos globalmente é uma das poucas boas notícias em um ano difícil para a indústria dos videogames.
Se tiver a oportunidade, embarque na Tulpar. Garanto que será uma experiência que, de algum modo, vai te marcar de maneiras inesperadas.

Nota do Crítico
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Versão Revisada:
Prós
Contras
Requisitos de Sistema


