Novas notícias sobre a campanha de Ghost of Yōtei
Informações Básicas
A Sucker Punch revelou novos detalhes de Ghost of Yōtei, seu próximo grande projeto, trazendo novidades que prometem redefinir a experiência dos fãs da franquia. Em entrevista recente à revista japonesa Famitsu, os diretores criativos Nate Fox e Jason Cornell compartilharam informações sobre a campanha, a ambientação e o cuidado cultural que o estúdio está tendo no desenvolvimento do jogo. Após meses de poucas novidades desde o anúncio inicial de Ghost of Yōtei em 2024, a confirmação da data de lançamento — prevista para outubro de 2025 — marca uma nova fase para o título, que já está gerando grandes expectativas no público.
Em Ghost of Yōtei, assumiremos o papel de Atsu, uma personagem movida pelo desejo de vingança contra um grupo conhecido como Yōtei Six. Diferente do que vimos em Ghost of Tsushima, onde a narrativa seguia um percurso mais linear, aqui o jogador terá liberdade para escolher a ordem em que enfrentará seus alvos. Essa estrutura de campanha não linear foi destacada como uma das principais inovações do novo título.
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A Sucker Punch quer dar ao jogador o controle total sobre como desbravar o mundo e resolver os conflitos da história. Essa abordagem promete ampliar o fator de rejogabilidade, já que cada jornada poderá ter um ritmo e uma ordem diferente. Outro destaque revelado é a introdução de novas armas de combate a curta distância, como o kusarigama — uma arma japonesa composta por uma foice conectada a uma corrente. Além disso, o mapa do jogo será o maior já criado pela Sucker Punch, superando até mesmo a vasta Ilha de Tsushima do primeiro título.
A ambientação de Ghost of Yōtei é inspirada na região norte do Japão, mais especificamente em Hokkaido, território historicamente ligado ao povo Ainu. Para representar essa cultura de forma autêntica e respeitosa, a equipe da Sucker Punch realizou uma extensa pesquisa de campo, visitando museus, estudando o artesanato e os costumes tradicionais do povo.
Assim como aconteceu com Ghost of Tsushima — que rendeu a Nate Fox e Jason Connell o título de embaixadores de turismo da Ilha de Tsushima —, o objetivo é evitar estereótipos ou erros culturais, algo que já causou controvérsias em outros jogos históricos, como Assassin's Creed Shadows, da Ubisoft. Essa preocupação reforça o compromisso da Sucker Punch em criar mundos autênticos que respeitam as culturas que inspiram seus projetos, uma marca que vem se consolidando no estúdio desde o sucesso anterior.
Ghost of Yōtei chega como uma sequência espiritual de Ghost of Tsushima, lançado em 2020 para PlayStation 4 e posteriormente remasterizado para PlayStation 5 e uma versão estendida do jogo com uma DLC. O jogo original foi um enorme sucesso, conquistando tanto público quanto crítica, graças à sua jogabilidade refinada, sua belíssima direção artística e narrativa envolvente sobre honra, tradição e resistência em meio à invasão mongol do Japão feudal.
Em Ghost of Tsushima, os jogadores acompanhavam Jin Sakai, um samurai que precisava desafiar seus próprios códigos para libertar seu lar da ocupação mongol. A mecânica de combate que beira a perfeição, a exploração livre em um mapa de cores vivas e vivo, com uma forte inspiração cinematográfica, homenageando filmes como os de Akira Kurosawa, que recebeu homenagem no jogo com o "Modo Kurosawa", um filtro preto e branco que substitui as cores naturais do jogo.
A Sucker Punch promete manter essa identidade em Ghost of Yōtei, mas também está apostando em mudanças corajosas para evoluir a fórmula que conquistou milhões de jogadores ao redor do mundo. As expectativas para Ghost of Yōtei já estão em alta, tanto pela qualidade da primeira impressão que o jogo deixou no público quanto pelos elogios de figuras respeitadas da indústria.
Shuhei Yoshida, ex-executivo da PlayStation e da Sony, expressou publicamente seu entusiasmo pelo novo projeto. Yoshida destacou como a Sucker Punch sempre entrega experiências de jogo intuitivas, fluídas e praticamente sem bugs, mesmo em fases preliminares de desenvolvimento. Segundo Yoshida, toda vez que visitava o estúdio, era convidado a testar Ghost of Yōtei e sempre se impressionava com o quão natural o jogo parecia, mesmo em seus estágios iniciais. Essa confiança é um forte indicativo de que a Sucker Punch está trilhando um caminho sólido para entregar mais uma obra memorável.
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Para a alegria de todos, Ghost of Yōtei trará de volta uma mecânica icônica de Ghost of Tsushima, embora ainda não tenham sido divulgados muitos detalhes. No entanto, especula-se que recursos como a navegação pelo vento possa retornar, uma mecânica que reforça a escolha de design dos desenvolvedores em como o jogador se conectará com o mundo do jogo. Essa combinação entre inovação e respeito ao que deu o sucesso anterior parece ser o alicerce sobre o qual Ghost of Yōtei está sendo construído.
Ghost of Yōtei promete expandir ainda mais o legado de Ghost of Tsushima, trazendo uma nova história de vingança, uma ambientação rica e respeitosa da cultura Ainu e a maior experiência de mundo aberto já criada pela Sucker Punch. Com campanha não linear, novas armas, um vasto território para explorar e toda a atenção ao detalhe que os fãs já esperam, o jogo chega em outubro de 2025 com a missão de conquistar novamente os nossos corações. Seja você um veterano de Ghost of Tsushima ou alguém em busca de uma aventura épica e culturalmente rica, Ghost of Yōtei certamente merece estar no seu radar.
Leia mais sobre Ghost of Tsushima com nossos artigos: 7 dicas essenciais em Ghost of Tsushima e os melhores amuletos de Ghost of Tsushima.
Nota do Crítico
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Versão Revisada:
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Contras
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