Ordem de lançamento dos jogos canônicos de Assassin's Creed

Informações Básicas
[[link]] Introdução [[link]]
A série Assassin 's Creed é uma das franquias mais populares no universo dos videogames, misturando história, ação e conspirações em uma narrativa épica e que se passava em um período real da história.
Se você quer conhecer a ordem cronológica de lançamento dos jogos canônicos, você está mais do que amparado! Vamos listar cada título, seu ano de lançamento, o(s) protagonista(s) e uma breve descrição da história de cada jogo.
[[link]]1. Assassin's Creed [[link]]

Protagonista: Altaïr Ibn-La'Ahad
Ano de lançamento: 2007
O jogo que deu início à franquia se passa durante a Terceira Cruzada (1191 d.C.) e segue Altaïr, um Assassino que precisa se redimir após uma missão fracassada.
O jogo introduziu os conceitos de assassinos vs. templários e o uso do Animus para reviver memórias ancestrais.
[[link]]2. Assassin's Creed II[[link]]

Protagonista: Ezio Auditore da Firenze
Ano de lançamento: 2009
Um dos jogos mais amados da série, AC II acompanha Ezio Auditore, um jovem nobre italiano que se torna um assassino após a traição e morte de sua família. o jogo se passa durante o período do Renascimento, expandindo a jogabilidade. A narrativa da franquia alcançou outros patamares com AC II.
[[link]]3. Assassin's Creed: Brotherhood[[link]]

Protagonista: Ezio Auditore da Firenze
Ano de lançamento: 2010
Continuação direta de AC II, Brotherhood leva Ezio para Roma, onde ele enfrenta os Borgia e reconstrói a Irmandade dos assassinos. O jogo introduziu o sistema de recrutamento de assassinos nesse título.
[[link]]4. Assassin's Creed: Revelations[[link]]

Protagonista: Ezio Auditore da Firenze
Ano de lançamento: 2011
O último capítulo da trilogia de Ezio o leva a Constantinopla, onde ele busca os segredos de Altaïr enquanto reflete sobre sua jornada. O jogo encerra a história de Ezio e conecta melhor a ligação de Desmond Miles com o enredo.
[[link]]5. Assassin's Creed III[[link]]

Protagonista: Connor
Ano de lançamento: 2012
Ambientado durante a guerra revolucionária americana de 1776, AC III apresenta Connor, um Assassino meio-inglês meio-mohawk que luta contra os templários coloniais. O jogo também conclui a história de Desmond Miles.
[[link]]6. Assassin's Creed IV: Black Flag[[link]]

Protagonista: Edward Kenway
Ano de lançamento: 2013
Um dos jogos mais queridos da franquia, Black Flag segue Edward Kenway, um pirata que se envolve no conflito entre assassinos e templários no Caribe.
O jogo introduziu a adição da jogabilidade naval e uma vasta exploração no cerne das mecânicas de jogo e como suporte narrativo.
[[link]]7. Assassin's Creed Rogue[[link]]

Protagonista: Shay Patrick Cormac
Ano de lançamento: 2014
Rogue muda a perspectiva e coloca o jogador na pele de um templário, Shay Cormac, um ex-assassino que muda de lado após um evento traumático. O jogo faz uma ponte entre Black Flag e Unity.
[[link]]8. Assassin's Creed Unity[[link]]

Protagonista: Arno Dorian
Ano de lançamento: 2014
Passado durante a Revolução Francesa, Unity segue Arno, que se torna assassino da irmandade por acaso, na busca de vingar seu pai biológico.
O jogo introduziu o cooperativo online e o sistema de parkour considerado como o melhor de toda a série.
[[link]]9. Assassin's Creed Syndicate[[link]]

Protagonistas: Jacob e Evie Frye
Ano de lançamento: 2015
Em Syndicate, os gêmeos Frye lutam para libertar Londres do controle templário durante a Revolução Industrial. O jogo trouxe veículos (charretes) e o sistema de alternar entre protagonistas.
[[link]]10. Assassin's Creed Origins[[link]]

Protagonista: Bayek de Siwa
Ano de lançamento: 2017
Em Origins a franquia reformulou tudo e tentou se reinventar, explorando as origens da Irmandade dos Assassinos no Egito Antigo, com Bayek como protagonista.
O jogo introduziu um sistema de RPG e um mapa consideravelmente maior para se explorar.
Origins é amado pelos fãs já que retrata com muita fidelidade o Egito antigo e culmina com revelações importantes sobre a irmandade dos assassinos.
[[link]]11. Assassin's Creed Odyssey[[link]]

Protagonistas: Kassandra ou Alexios
Ano de lançamento: 2018
Ambientado na Grécia Antiga, Odyssey é um RPG de mundo aberto(bem maior que Origins) que segue a irmã e o irmão, Kassandra ou Alexios.
O jogo expandiu ainda mais os elementos de RPG da série e a exploração se tornou ainda mais parte da experiência e da proposta do jogo.
[[link]]12. Assassin's Creed Valhalla[[link]]

Protagonista: Eivor Varinsdottir
Ano de lançamento: 2020
Em Valhalla, os jogadores controlam Eivor, um nativo da Noruega que invade a Inglaterra durante a Era Viking.
O jogo continua com sua proposta de RPG em mundo aberto e aposta na mitologia nórdica, explorando mitos, contos e personagens dos povos vikings.
Embora não tenha sido tão bem recebido, AC Valhalla compensa em sua fidelidade visual aos lugares que o jogo se passa.
[[link]]13. Assassin's Creed Mirage[[link]]

Protagonista: Basim Ibn Ishaq
Ano de lançamento: 2024
Um retorno às raízes da série, Mirage segue Basim em Bagdá durante a Idade de Ouro Islâmica, com foco em pura furtividade e o clássico parkour, agora aprimorado.
O jogo tem um tamanho menor quando comparado aos títulos passados, mas mesmo assim, não agradou tanto quanto se propôs, falhando em capturar a essência das raízes da franquia.
[[link]]14. Assassin's Creed Shadows[[link]]

Protagonistas: Naoe (shinobi) e Yasuke (samurai)
Ano de lançamento: 2025
O mais recente jogo da franquia se passa no Japão feudal (período Sengoku) e apresenta os dois protagonistas jogáveis: Naoe, uma shinobi, e Yasuke, o lendário samurai africano baseado em uma figura histórica real.
O jogo entrega um mundo aberto rico e um sistema de gameplay que alterna entre os estilos furtivo (Naoe) e de combate direto (Yasuke).
[[link]]Conclusão[[link]]

Desde 2007, Assassin 's Creed evoluiu de um jogo furtivo linear para uma franquia de RPG de mundo aberto, sempre mantendo sua narrativa com personagens memoráveis.
Com Assassin 's Creed Shadows, a série finalmente explora o tão pedido cenário japonês, trazendo uma experiência inédita com dois protagonistas que estão em lados distintos de uma guerra.
Leia mais sobre os jogos da franquia Assassin ‘s Creed.
Nota do Crítico
.webp)
Versão Revisada:
Prós
Contras
Requisitos de Sistema


